Políticas públicas de gênero e cidadania


  Políticas públicas de gênero e cidadania 

Segundo Guzmán, 2000) políticas públicas de gênero visam à igualdade e o caráter das políticas para um Estado que se propõe democrático.

Propor políticas públicas de gênero exige estabelecer o sentido das mudanças, se as pretendemos com um caráter emancipatório (Souza Santos, 1994). 

Segundo Tatau Godinho, (2000, p.35-36) as mulheres na elaboração de políticas públicas apresenta um aspecto crucial do papel do movimento feminista em impulsionar uma agenda política favorável às mulheres no interior do Estado através do reconhecimento destas como sujeitos sociais, como sujeitos de reivindicação, colocar-se como uma questão legítima as instituições políticas, os governos, os Estados se obrigarem a reconhecê-las na construção de políticas, Respeitando a autonomia dos diferentes sujeitos sociais para construir uma agenda política independente da lógica governamental, para que, a partir da conquista de espaço social para suas demandas no plano da sociedade, possam ser legitimamente traduzidas em pauta política dos governos, com base em políticas públicas amplamente democráticas e com a efetiva incorporação da dimensão de gênero e ampliação da cidadania das mulheres.

Pra concluir dizer que para que as desigualdades de gênero sejam combatidas no contexto do conjunto das desigualdades sociais, pressupõem-se práticas de cidadania ativa para a concretização da justiça de gênero, sobretudo pela responsabilidade do Estado de redistribuir riqueza, poder, entre regiões, classes, raças e etnias, entre mulheres e homens e resgatando as práticas de cidadania dirigidas à democratização do Estado, dentre elas as políticas públicas de igualdade entre homens e mulheres.

 Referência Bibliográficas:

GODINHO, Tatau. A ação feminista diante do Estado: as mulheres e a elaboração de políticas públicas. In: FARIA, Nalu, SILVEIRA, Maria Lúcia e NOBRE, Miriam (orgs.). Gênero nas políticas públicas.

GUZMÁN, Virgínia. A eqüidade de gênero com tema de debate e de políticas públicas. In: FARIA, Nalu; SILVEIRA, Maria Lúcia e NOBRE, Miriam (orgs.). Gênero nas políticas públicas. Cadernos Sempreviva.São Paulo: SOF, 2000.

SOUZA SANTOS, Boaventura. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento, 1994.

Comments

Popular posts from this blog

Quem Sou

Campanha sobre o Processo Eleitoral: Recenseamento Eleitoral